Como dia 16 de outubro é um domingo, a escola das pulguinhas comemorou hoje, o Dia Mundial da Alimentação.
Durante a parte da tarde, e depois de explorarem um PPT sobre a roda dos alimentos, os alunos reuniram-se no polivalente
No chão do polivalente, encontrava-se desenhada uma roda.
O problema é que a roda estava vazia... ou melhor, quase vazia...estava apenas presente a água (que devemos consumir durante todo o dia).
Claro que todos perceberam que era uma roda onde faltavam os alimentos e se faltavam os alimentos...todos tínhamos de a completar.
Assim, os professores completaram a "fatia" menor...
Grupo das gorduras e óleos
Estes alimentos são uma fonte de de vitaminas e de energia e ajudam-nos, por exemplo, a proteger-nos do frio. No entanto, sendo o grupo menor, devemos ter cuidado com o seu consumo.
Grupo da fruta
Os meninos da turma 1 completaram o grupo dos frutos. Os frutos são ricos em vitaminas, fibras, minerais e água. Fornecem ao nosso corpo alguma energia e melhoram as defesas do nosso corpo.
Grupo dos legumes e dos vegetais
Os meninos da turma 2 explicaram que estes alimentos também são ricos em vitaminas, fibras, minerais e água, sendo importantes para o nosso corpo se proteger das doenças.
Grupo dos cereais e seus derivados
Os alunos da turma 3, colocaram alguns alimentos que fornecem ao nosso corpo energia, são fontes de vitaminas, minerais e de fibras.
Grupo das leguminosas
Os alunos da turma 4 ficaram responsáveis pelo grupo das leguminosas, alimentos ricos em proteínas, minerais, vitaminas e fibras.
Grupo da carne, pescado e ovos
As pulguinhas explicaram que a carne, o peixe e os ovos são os chamados alimentos construtores, ou seja, ajudam a construir todas as partes do nosso corpo como por exemplo, os músculos, os ossos, a pele, o cabelo... São alimentos ricos em proteínas.
Grupo dos lacticínios
Foi explicado que o leite e os seus derivados são alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais, como o cálcio e o fósforo, muito importantes para o crescimento e a saúde dos ossos e dos dentes.
No fim, a roda ficou assim...
Sem comentários:
Enviar um comentário